Mais uma participação pra encher os técnicos de orgulho. “Eu falo pra eles que a gente sempre pode melhorar, mas de uma maneira geral, foi uma participação muito proveitosa, com quase todos os nossos atletas melhorando ou mantendo as marcas pessoas, subindo ao pódio, e até quebrando recorde da competição”, avalia Marília de Azevedo, responsável técnica da equipe da Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN (Sadef), que disputou o Brasileiro de Natação, em São Paulo.

Sete atletas subiram ao pódio 12 vezes durante a competição, que reuniu os 317 melhores nadadores do Brasil, classificados para a disputa pelo ranking nacional. Dos 14 recordes batidos na piscina do CT Paralímpico, um foi de um potiguar: Francisco José, nos 100m peito. Ele subiu ao pódio com o xará e também atleta da Sadef: Francisco Avelino, que apesar de ter quase o dobro da idade do colega, 53 anos, mostra que está cada vez mais competitivo. Os dois, José e Avelino, lideram o ranking brasileiro nessa prova.

Outro destaque do Brasileiro foi o revezamento misto 4x50m livre, que a Sadef disputou pela primeira vez, e faturou o ouro, com os atletas Emanuel, Avelino, Késia e Rildene. “Avelino e Rildene sempre formaram revezamento na seleção brasileira, mas a Sadef nunca tinha conseguido reunir 4 atletas para disputarem a prova. Pra completar, veio o ouro, por isso tanta euforia com essa conquista”, diz Pedro Lucas, técnico da Sadef.

A temporada 2019 ainda não terminou para os nadadores. “Os atletas não param. No próximo mês, uma parte vai para uma competição em Fortaleza e outro grupo menor, dos mais jovens, disputam as Paralimpíadas Escolares. Não tenho dúvida de que 2019 ainda trará mais pódios para a Sadef”, diz Tercio Tinoco, presidente da associação.

Medalhistas da Sadef no Brasileiro

  • Rildene Fonseca (2 ouros e 1 prata)
  • Francisco Avelino (1 ouro e 2 pratas)
  • Emanuel Marques (1 ouro e 1 bronze)
  • Nélio Almeida (1 ouro e 1 bronze)
  • Francisco José (1 ouro)
  • Késia Gabriela (1 ouro)
  • Igor Matheus (1 prata)
Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN
Av. Jerônimo Câmara, S/N. Caic Lagoa Nova.
CEP 59063-100. Natal/RN
 84-3027-1834  84-98897-1834
 08h às 18h Segunda a Quinta
 08h às 17h Sexta

Patrocínio

Apoio

Parceiros