Salas foram ampliadas e outras construídas com ajuda de doações. Inauguração será no sábado, 22, Dia do Atleta paralímpico

Nesta sexta, 21 de setembro, se comemora em todo o país o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A data foi instituida por Lei Federal em 2005, para marcar um movimento social que nasceu com o intuito de garantir a participação plena em igualdade de condições das pessoas com deficiência. Algumas conquistas surgiram de lá para cá, como a criação da Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Lei Brasileira de Inclusão.

Segundo o IBGE, 45 milhões de brasileiros tem algum tipo de deficiência, seja visual, auditiva, motora e mental ou intelectual. Isso representa 23,9% da população. Em Natal, essas pessoas contam com o apoio da Sadef – Sociedade Amigos do Deficiente Físico, que há mais de duas décadas, atua na busca da inclusão social, principalmente por meio do esporte.

“Hoje atendemos cerca de 200 deficientes, da capital e outras cidades do Estado, em várias modalidades esportivas. A prática do esporte inclui, também porque desenvolve a capacidade e a auto estima dos nossos atletas. Muitos se sentiam excluídos e desmotivados por causa da deficiência. O esporte muda a vida deles”, diz Tercio Tinoco, presidente da associação, cadeirante e atleta do tênis de mesa.

Entidade civil sem fins lucrativos, a Sadef é mantida com patrocínios financeiros da Caern e Bomporte Produtos Ortopédicos, e muitas parcerias. “Temos muitas ajudas que possibilitam a oferta desses serviços, mas poderíamos fazer muito mais. Infelizmente, o dinheiro que entra ainda é pouco para todas as necessidades, mas não desistimos”, afirma Tercio.

Tanto que recentemente a Sadef fez uma campanha entre amigos e nas redes sociais para arrecadar fundos para a reforma da sede, que funciona num prédio cedido pelo Governo do Estado no Caic de Lagoa Nova. A inauguração será no sábado, 22, às 9h, quando também se comemora o Dia do Atleta Paralímpico. Foram ampliados o escritório, academia de halterofilismo, sala de fisioterapia e estacionamento. Além disso, novas salas foram criadas: para médico, psicóloga, nutricionista, diretoria, academia do tênis de mesa e um auditório para 80 pessoas. “Estamos todos muito  felizes. Já precisávamos dessa ampliação faz tempo. Nossa demanda só cresce e não deixamos de atender quem nos procura”, festeja o presidente.

Quem quiser ajudar a Sadef, pode fazer as doações no Banco do Brasil, agência 3777-X, conta corrente 37.797-X, ou se informar pelos telefones 3027-1834 ou 98897-1834. O presidente  ainda faz um convite: “Também estamos sempre de portas abertas para mostrar aos interessados o nosso trabalho. Quem nos conhece sabe da importância de tudo que oferecemos aos nossos atletas. Estão todos convidados a nos fazerem uma visita”.

Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN
Av. Jerônimo Câmara, S/N. Caic Lagoa Nova.
CEP 59063-100. Natal/RN
 84-3027-1834  84-98897-1834
 08h às 18h Segunda a Quinta
 08h às 17h Sexta

Patrocínio

Apoio

Parceiros