Competição acontece sexta e sábado, em Natal

73 atletas de 5 Estados do Nordeste – Bahia, Ceará, Paraíba e Pernambuco, além dos anfitriões, os potiguares. O Campeonato Regional de Bocha vai reunir todo esse pessoal, esse fim de semana, em Natal, no Colégio das Neves.

A Sadef – Sociedade Amigos do Deficiente Físico, entra na disputa com 7 atletas. Nessa reta final, os treinos foram intensificados. “Treinamos 4 dias por semana, 2 horas por dia. Nossa rotina foi direcionada aos fundamentos e regras do bocha, ou seja movimentação de boxe, colar, abrir e fechar, além de parar de arremessar  os bocha, caso não haja necessidade”, conta o técnico da equipe de bocha da Sadef, Alexsandro Raimundo da Silva.

A competição é organizada pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande), e é a mais importante dessa modalidade no Nordeste. Até porque é seletiva para o Campeonato Brasileiro, que acontece no fim do ano, em São Paulo, com a participação dos melhores atletas da bocha do país. Na etapa de Natal, os 3 melhores em cada categoria tem vaga garantida no Brasileiro.     

“Nossa equipe ainda está em formação. Mas acredito que alguns dos nossos jogadores vão dar trabalhar, e chegar pelo menos às fases eliminatórias”, avalia o técnico da Sadef.

Campeonato Regional de Bocha

Sexta e Sábado, a partir das 9h30
Colégio das Neves

Atletas da SadefRN

  1. Marcela Xavier de Lira (BC1)
  2. Stefani Maria Inacio (BC1)
  3. Marcos Rodrigues Marinho (s/classe)
  4. José Amaro da Silva Júnior (s/classe)
  5. Higor Augusto de M. Nelson (BC3)
  6. Nadia Nascimento de Oliveira (s/classe)
  7. Ursula Maria Varela Leocardio (s/classe)

Sobre a Bocha

A Bocha é considerada a modalidade mais “democrática” entre as do paradesporto, já que é acessível inclusive para pessoas com grau severo de comprometimento motor. Ela pode ser jogada individualmente, em duplas ou em equipes, e é mista – homens e mulheres competem juntos e igualmente. A bocha está presente em mais de 50 países em todo o mundo.

Regras

São 13 bolas – seis azuis, seis vermelhas e uma branca – todas confeccionadas com fibra sintética e cerca de 280g. O objetivo é aproximar o maior número de bolas coloridas da branca, que, é conhecida como Jack. Para isso, é preciso habilidade e eficiência, além, é claro, das técnicas e táticas adequadas. São quatro classes, de acordo com o grau da deficiência do atleta. Em metade delas, os atletas contam com a ajuda de um auxiliar.

Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN
Av. Jerônimo Câmara, S/N. Caic Lagoa Nova.
CEP 59063-100. Natal/RN
 84-3027-1834  84-98897-1834
 08h às 18h Segunda a Quinta
 08h às 17h Sexta

Patrocínio

Apoio

Parceiros